segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EPISTEMOLOGIA

EPISTEMOLOGIA - conceito onde o discurso é Racional e de Conhecimento.
Conhecimento Proposicional; Familiariedade; e de habilidade.
Existem os Conhecimentos 'a priori' e 'a posteriori' - que nada mais são do que conhecimento racional, independente da percepção (antes), está inato em nós - e 'a posteriori' conchecimento empírico, depende de experiência perceptual.

EPISTEME: CONHECIMENTO
DOXA: OPINIÃO

CRENÇA
Crença pode ser usado  em sentido  de conhecimento, mas em sentido estrito pode ser usado em contraposição ao Conhecimento.
Todo conhecimento é tambem uma crença, mas nem toda crença é conhecimento.
DIFERENÇAS:
a diferença fundamental entre CONHECIMENTO E CRENÇA  está  noo grau de evidência disponível. uma crença não é necessariamente algo em qye acredito sem ter nenhuma razão para tal, mas algo em que acredito sem possuir evidência suficiente.
assim podemos entrar no campo da FÉ. Fé é mais do que uma crença, é um tipo especifico de crença: ex: fé cristã. não é algo irracional. Por exemplo, a Crença básica é aquela que nao pode ser provada e não é autoevidente( cuja verdade é conhecida  por si mesma  e não necessita de prova) - mas é utilizada como base para provar outras crenças.
"Todo Conhecimento vem da experiência, mas nao depende da experiência"kant.
Conclusão:
podemos assim concluir que uma das tarefas principais da epistemologia  consiste em esclarecer o uso das ideias de conhecimento, os critérios que precisamos utilizar para nao confundi-lo  com crença  em sentido estrito ou com fé, quais seus componetes, como obtemos conhecimento e qual o seu alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário