EXPLANAÇÃO CIENTIFICA
INDUTIVISMO
Busca-se a conclusão e não a testabilidade. (realizar previsões).
É a concepção geral de que as teorias científicas se baseiem em processos indutivos de raciocínio, isto é, hipóteses cientificas, diferentes de meras adivinhações, são elaboradas a partir de observações, somente podem se justificar se dependem do raciocínio indutivo, e tem por objetivo descobrir regularidades.
INDUÇÃO SIMPLES- se observarmos que uma série de coisas ou eventos similares possuem uma mesma característica e não sabemos de nenhuma coisa ou evento daquele tipo sem aquela qualidade, concluímos que todos os eventos daquele tipo possuem aquela característica; ex – todos os corvos são pretos.
Raciocínio analógico – quando comparamos duas coisas, diferentes em tipo e não só em grau, para à partir do que parece claro, ampliar o entendimento do segundo. Obs- tudo que acontece tem uma causa.
Indução por analogia- quando comparamos 2 coisas e, sabendo que são semelhantes em diversos aspectos, nós inferimos que são também semelhantes em algum outro aspecto, que observamos em uma delas, mas não nas outras.
INFERÊNCIA PARA MELHOR EXPLICAÇÃO
(inferência) é um processo pelo qual se extrai uma conclusão de premissas aceitas( mesmo que provisoriamente)
Uma forma que aproxima o dedutivismo ao indutivismo.
A estrutura se baseia na situação de que 1- se explica os dados 2- os explica melhor que qualquer teoria alternativa.
DEDUTIVISMO (testabilidade)
Abordagem que desloca-se da ênfase da tentativa de obter teorias cientificas verdadeiras ou válidas, para a noção de testabilidade. A testabilidade de uma teoria difere de sua confirmabilidade.
“Para o Dedutivismo, não importa como se chega à teoria cientifica, o que importa é como se testa uma teoria cientifica”
PARA COMPARAR
Podemos o indutivismo e o dedutivismo por meio da distinção entre contexto da descoberta e contexto da justificação. Por contexto da descoberta entende-se como, através de que processo, qual a história da invenção de uma teoria. Por contexto da justificação entende-se a forma pela qual uma teoria é comprovada ou refutada, os critérios utilizados para sua aceitação ou recusa. Assim, para o indutivismo, o contexto de descoberta e o de justificação são equivalentes; se uma teoria é proposta por meio de processos adequados, ela também é valida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário