O COMPORTAMENTO SIGNIFICATIVO
“Com efeito, o fato de fenômenos sociais serem ‘ coisas’ intelectuais ou sociais em seu caráter – em oposição a serem físicas – depende inteiramente de pertencerem a um sistema de ideias de modo de vida que ela têm, qualquer existência como eventos intelectuais ou sociais. É somente com referência aos critérios que governam este sistema de ideia ou modo de vida que elas têm, qualquer existência como eventos intelectuais ou sociais”.
Para Peter Winch todas as instituições sociais permanentes (família, igreja, etc) são ao mesmo tempo, dependentes e independentes das pessoas.
Assim para se estudar algo a fundo, é necessário que ao menos o sociólogo tenha conhecimento básico e comum daquele objeto.
SOCIEDADE
Segundo Berger a sociedade é produzida pela ação de diversas pessoas, pela maneira com interagem e constroem suas relações; sem as pessoas, na há realidade social, e sem a presença da atividade consciente desses indivíduos, a sociedade seria apenas uma fantasmagoria; não há vida humana sem sociedade. Indivíduos e sociedade estão intrinsecamente ligados.
EXTERIORIZAÇÃO
O homem, como o conhecemos empiricamente, não pode ser concebido independentemente da continua efusão de si mesmo sobre o mundo em que ele se encontra...o ser humano é exteriorizante por essência e desde o inicio... O homem precisa fazer um mundo para si.
OBJETIVAÇÃO
O mundo humanamente produzido se torna alguma coisa ‘ lá fora’. Consiste em objetos tanto matérias quanto não materiais, capazes de resistir aos desejos de seu produtor. Uma vez produzido, esse mundo permanece quer se queira quer não.
Embora toda a cultura se origine e radique na consciência subjetiva dos seres humanos , uma vez criada não pode ser reabsorvida à vontade na consciência. Subiste fora da subjetividade do individuo, como um mundo.
INTERIORIZAÇÃO
O mundo das objetivações sociais, produzidos pela exteriorização da consciência enfrente a consciência como felicidade externa. É apreendido como tal. Mas essa apreensão não pode, por enquanto, ser descrita como interiorização, como tampouco o pode a apreensão do mundo da natureza. A interiorização é antes reabsorção na consciência do mundo objetivado de tal maneira que as estruturas deste mundo vem a determinar as estruturas subjetivas da própria consciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário