quarta-feira, 1 de setembro de 2010
SUJEITO E O OBJETO
SUJEITO E O OBJETO
OBJETIVIDADE CIENTIFICA – o cientista não permite que preconceitos, crendices populares, ideias preconcebidas de grupos interfiram na investigação.
SUBJETIVO- significa aquilo que é tendencioso ou parcial; mas também significa aquilo que se refere ao sujeito. Crenças mal fundadas; impossibilidade em que qualquer ser humano se encontrar e superar os limites da subjetividade humana.
IMPLICATURA CONVERSACIONAL- é algo que está implicado no que é dito, mas não de forma lógica.
REGRA MORAL- é uma prescrição que indica com clareza qual os cursos da ação corretos, que devem, portanto, ser adotados.
PRINCÍPIO MORAL – é uma prescrição mais genérica, que não especifica diretamente cursos de ação, mas fornece a razão geral para decidir e agir de determinada maneira.
SUBJETIVISMO – é aquela compreensão pela qual os princípios morais dos quais as regras morais dependem são princípios arbitrários; não há como comparar princípios morais. Enquanto no OBJETIVISMO – os princípios são objetivos, valem em todas as épocas e lugares.
NO QUE CONSISTE O SUBJETIVISMO:
Qualquer valor moral, estético é subjetivo e depende arbitrariamente das pessoas, ou antes, das culturas nas quais as pessoas vivem. Não existe valor melhor que outro, e não se podem comparar culturas diferentes. Qualquer progresso moral está limitado aos princípios internos de uma cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário