HOLISMO E INDIVIDUALISMO
Totalidade é uma composição de outras unidades.
Entes sociais e indivíduos são todos totalidades; seres humanos. Se não houver seres humanos não há entes sociais.
ENTES SOCIAIS- são agrupamentos, unidades de pessoas que utilizam recursos físicos, têm objetivos e interesses comuns, tradições e histórias que os diferenciam de outros entes sociais.
A concepção segundo a qual uma sociedade se assemelha ao corpo humano, sendo anterior e mais do que a mera soma de seus membros, chama-se HOLISMO. A concepção que nega ser a sociedade independente, em um sentido mais forte, dos indivíduos que a formam, chama-se INDIVIDUALISMO.
HOLISMO
É uma concepção organicista da sociedade, já que considera que seus integrantes adquirem sentido e propósito a partir de seu papel social. Não apenas a sociedade é mais do que a soma dos indivíduos e de suas relações puramente pessoais, mas os indivíduos são na medida em que integram uma sociedade.
O ser humano só é humano na medida em que vive em sociedade.
Definição – Holista é toda concepção de sociedade que valoriza a totalidade social e subordina o individuo a ela. A sociedade é uma totalidade natural, e o individuo nada é sem ela.
Ao aplicar a concepção holística de sociedade à determinação dos métodos pelos quais se pode estuda-la cientificamente, temos o HOLISMO METODOLÓGICO.
HOLISMO METODOLÓGICO – é uma perspectiva epistemológica segundo a qual o estado dos fenômenos sociais deve considerar a totalidade social, e compreende-los a partir desta totalidade. Da mesma forma, as ações dos indivíduos só se tornam compreensíveis relacionadas à sociedade enquanto unidade.
INDIVIDUALISMO
É a concepção segundo a qual os indivíduos tem precedência sobre a sociedade.
Primeiro porque uma sociedade nada mais é do que uma coleção de indivíduos e as relações que mantem entre si. A sociedade é sempre posterior ao individuo. Inicialmente existem os indivíduos, e a sociedade é criada por eles,
De acordo com este modelo, existe uma abordagem individualista que é o contratualismo, no qual resulta a sociedade num contrato, entre seus membros, tendo em vista interesses comuns, concordam em estabelecer conjunto de regras
O INDIVIDUALISMO é o oposto ao HOLISMO, E VALORIZA O INDIVIDUO, enquanto ser autônomo, independente, e subordina a totalidade social aos indivíduos que a compõem. A sociedade é uma totalidade artificial.
INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO
O individualismo metodológico é uma perspectiva epistemológica, segundo o qual as explicações dos fenômenos sociais e dos entes sociais dependem das ações e intenções dos agentes individuais que constituem e criam as instituições sociais.
INDIVIDUOS REAIS – são pessoas reais.
INDIVIDUOS TIPOLÓGICOS – são modelos para o comportamento individual.
INDIVIDUALISMO INTERPRETATIVO – apesar de a sociedade ser um produto dos indivíduos, depois que ela se constitui ele pode vir a influenciar na psicologia dos indivíduos e modifica-los.

Obrigada! O texto ajudou muito!
ResponderExcluirObrigado pelo texti
ResponderExcluirObrigada, o texto é bastante esclarecedor, contribuiu para meu entendimento das duas categorias Holismo e individualismo.
ResponderExcluirQueria saber sobre a relação entre holismo e individualismo e sua importância para as ciências sociais
ResponderExcluirO texto me ajudou a esclarecer dúvidas sobre a definição das temáticas, obrigado.
ResponderExcluirGostei bastante o texto resumido e explicativo.
ResponderExcluirGostei bastante, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir